Lixo

Tipos de lixo:

 

 

 




Lixo doméstico:também chamado de lixo domiciliar ou residencial, é produzido pelas pessoas em suas residências. Constituído principalmente de restos de alimentos, embalagens plásticas, papéis em geral, plásticos, entre outros.

 

 




Lixo comercial:gerado pelo setor terceiro (comércio em geral). É composto especialmente por papéis, papelões e plásticos.

 

 






 

 

 

 

 

Lixo industrial:original das atividades do setor secundário (indústrias), pode conter restos de alimentos, madeiras, tecidos, couros, metais, produtos químicos e outros.

 

 







 

 

 
Lixo das áreas de saúde:também chamado de lixo hospitalar. Proveniente de hospitais, farmácias, postos de saúde e casas veterinárias. Composto por seringas, vidros de remédios, algodão, gaze, órgãos humanos, etc. Este tipo de lixo é muito perigoso e deve ter um tratamento diferenciado, desde a coleta até a sua deposição final.

 

 




 

 

 

Limpeza pública:Composto por folhas em geral, galhos de árvores, papéis, plásticos, entulhos de construção, terras, animais mortos, madeiras e móveis danificados.

 




 

 

 

 

 

 

 


 
Lixo nuclear:decorrentes de atividades que envolvem produtos radioativos, entre outros.

 

 


 

 

 

 

 

 

 

Você sabia que ?

 
O lixo domiciliar ou orgânico pode ser encaminhado para a COMPOSTAGEM, que é um processo que transforma os restos de alimentos, verduras e frutas, num excelente adubo. No Brasil, de acordo com o IBGE, apenas 9% do lixo doméstico segue para a compostagem.Já o lixo inorgânico (papel, metal, plástico e vidro), pode ser separado e RECICLADO

 

 
O LIXO E DOENÇAS

 
O llixo quando jogamossem o devido cuidado pode ficarexposto e atrair inumeros animais que podem transmitir doenças.Sugem bacterias e fungos,dando inicio aos processos de degradação ,o cheiro da composiçao se espalha com o vento e atraioutros bichos ,como baratas,ratos,insetos e urubus,que se alimentam dos restos de comida encontrados no lixo,utilizando esse local para reproduzir ou se abrigar.Esses animais podem transmitir varias doenças,podendo ser citadas a febre tifoide,a colera,a disenteria,a peste bubonica e diversas diarreia.

 
OUTROS PROBLEMAS CAUSADOS PELO LIXO

 

  • Poluiçao da agua dos rios e lagos por causa do chorume.
  • Poluiçao ou contaminaçao do solo e do ar causado por gases produzidos na degradaçao do lixo.
  • Assoreamento quando sao depositados em rios e corregos.
  • Presença de urubus,aumentando de risco de acidentes com avioes.
  • Problemas esteticos e de mau cheiro.
  • Problemas sociais ,quando ocorre a presença de catadores sobre o lixo.

 
USINAS DE COMPOSTAGEM

 
Em relaçao as usinas de compostagem,os residuos sao separados emtres parcelas:materiais organicos,materiais recilcaveis e nao reciclaveis.Esse tipo de tratamento e simples e pode ser feito em casa,desde que se tenha espaço e terra para cobrir o residuo (organico).

A parte oganica e separada dos outros residuos e tratada biologicamente:triturada,areada,peneirada e submetida ao processo biologico de decomposiçao da materia organica,resultando em um composto rico em nutrientes que pode ser utilizado como fertilizantes para adubaçãode plantas.Os materiasi recilcaveis ao comercializados e o rejeito e transportado para os aterros sanitarios.

 
REALIZANDO A COMPOSTAGEM EM CASA

 
Se voce tiver um jardim ou uma horta em sua casa,podera produzir adibo organico para suas plantas,a partir do lixo que sua familia produz.

 
Confira os materiais utilizados:
  • Um tambor de plastico de 20 ou 40 litros;
  • Restos de verdura,legumes,cascas de frutas asparas de gramas,filha de arvores que caem ou Restos de poda;
  • Esterco(de galunha ,coelho);
  • Agua para regar;
  • Pa para  remexer o composto;
  • Terra para misturar ao composto;
  • Tampa para cobrir o tambor;

 
Procedimento:

 
Faça pequenos furos espaçados na lateral do tambor.Esses furos servirão para entrada de ar e saida do excesso e saida do excesso do liquido.Acumule materiais organicos que sua familia for produzindo.Pó de cafe e cascas de de ovos tambem podem ser acrescentados ,mas nao coloque restos de alimentos que contelham gordura,nem cascas de frutas ou legumes que contenha sinais de contaminação.Apos uma camada de restos organicos,coloque um pouco de esterco e misture com a pá.se estiver muito seco,regue uma pouco,mas sem deixar encharcar.Nivele o composto e coloque um pouco de terra por cima.A cada camada fromada,deve-se misturar o composto formado com a primeira.Apos completar o tambor,deixe a mistura descansar por 60 dias e estará pronta para o uso.Para ter certeza que o adubo esteja pronto,verifique se o composto está escuro e solto e se nao gruda na mão.

 
''E IMPORTANTE SABER QUE O LIXO JOGADO NO MEIO AMBIENTE PODE DEMORAR PARA SE DECOMPOR,ENTÃO NÃO CUSTA NADA SEPARAR O DIVERSOS TIPOS DE LIXO!FAÇA A SUA PARTE QUE ASSIM A NATUREZA AGRADECE!''